domingo, 8 de junho de 2014

- A luz como onda electromagnética


A luz é uma onda electromagnética transversal. As ondas electromagnéticas caracterizam-se pela existência de uma perturbação de natureza electromagnética.

As ondas electromagnéticas diferem das ondas mecânicas por não precisarem de um meio material para se propagar. O som - onda mecânica propaga-se no ar e noutros suportes materiais, mas não se propaga no vazio. já a luz do sol chega até nós, depois de percorrer milhares de Km de espaço praticamente vazio.




- Espectro Electromagnético

Além da luz visível, existem outros tipos de ondas electromagnéticas, como os rais X, as radiações ultravioletas e infravermelhas.
Ao conjunto das várias radiações electromagnéticas chama-se espectro electromagnético

Quanto maior for a frequência da radiação, maior é a energia que lhe está associada. No espectro electromagnético, estão representadas as várias radiações por ordem crescente de energia.


A cor e a luz

A cor é um fenómeno óptico que se verifica quando sobre um mesmo objeto u«incide luz e varia com o tipo de radiação que sobre ele incide.
Um corpo absorve, reflete ou transmite determinadas radiações, de entre aquelas que recebe. Assim, a cor que um objeto apresenta depende do tipo de radiação que sobre ele incide e da sua natureza.



Cor dos objetos opacos

Os materiais opacos são aqueles que não permitem que a luz branca os atravesse, absorvendo ou refletindo, total ou parcialmente, todas as radiações que recebem.
Os objetos pretos são aqueles que absorvem todas as radiações do espectro visível.
Os objetos brancos refletem todas as radiações do espectro visível.

- Cor dos objetos transparentes

Os objetos transparentes são aqueles que se deixam atravessar pela luz, absorvendo algumas radiações e transmitindo outras. Estes objetos apresentam a cor da radiação que transmitem (deixam passar)






Como se forma o arco-íris

O arco-íris forma-se através da dispersão da luz branca do sol.
A luz branca é uma mistura de várias cores. Quando atravessa uma superfície líquida ou uma superfície sólida (transparente) a refração faz aparecer um espectro de cores:

Vermelho ; Alaranjado ; Amarelo ; Verde ; Azul ; Anil e Violeta

Quando a luz do sol atravessa um conjunto de gotas de chuva, ela é refletida e refratada no interior das gotas e devolvida ao ambiente. Mas o arco-íris não existe realmente, é uma ilusão de óptica cuja posição aparente depende da posição do observador.



constituição do olho 

o olho encontra-se alojado numa cavidade óssea - órbita. Possui uma forma aproximadamente esférica, cujo interior se encontra cheio de dois tipos de fluidos: Humor aquoso e humor vítreo.

  • A íris é uma membrana que se situa na parte mais externa do olho, e a sua cor varia de pessoa para pessoa. É constituída um anel de músculos que controlam a abertura da pupila.

  • A pupila é uma abertura circular que se localiza atrás da córnea e que se apresenta negra. Logo atrás da pupila encontra-se o cristalino que permite focar os objetos.

  • A retina é uma membrana que se localiza na parte interna do globo ocular. É na retina que se situam as células sensíveis à luz, que atuam como película onde se formam as imagens. Esta membrana encontra-se ligada ao nervo óptico, que, por sua vez comunica com o cérebro.